Carregando...

Dicas para controlar sua finanças

Silvio 09/10/2020 às 16:10

Com a paralização de grande parte das atividades econômicas nas cidades, certamente isso pode afetar a renda das famílias, principalmente dos indivíduos em que parte da renda é proveniente de comissões de vendas. Pensando neste cenário, segue algumas dicas para evitar complicações financeiras.


Passo 1 - Se nunca fez antes, agora é a hora de colocar as finanças na ponta do lápis


Organize-se, essa é palavra mais importante neste momento. Verifique se possui alguma reserva financeira. Anote o que vai ganhar nos próximos 90 dias e o que tem para pagar. Isso certamente vai te dar um parâmetro de limite de gastos. O que nos leva ao segundo passo.


Passo 2 -  Compre aquilo que for estritamente necessário


Isso inclui, gastos com supermercados, e outros bens que em uma situação econômica normal, você compraria de forma parcelada, como um celular, computador, roupas, calçados entre outros. Essa não é a hora de fazer dívidas ou destinar gastos que são para alimentação, educação, saúde e moradia com outros que podem esperar, como passeios, e novas aquisições.


Passo 3 - Negocie parcelas que já possui e impostos


Caso tenha algum parcelamento, seja em forma de financiamento nos bancos ou no cartão de crédito, essas instituições estão cientes do momento econômico e abertas a negociações, inclusive com carências, ou seja, a suspensão de pagamentos por um determinado período. Se você é empresário, os órgãos municipais, estaduais e federais estão estudando a prorrogação dos impostos, fique atento e informado.


Passo 4 -  Se já pesquisa preços de produtos e serviços, continue, se não faz, está na hora.


Quando precisar comprar algo, seja o que for, sempre tenha como parâmetro mais um ou dois preços para o mesmo produto ou serviço. Existem atualmente ferramentas on-line, consultas por aplicativos das lojas ou de atendimento via redes sociais que foram incrementadas pela pandemia causada pelo covid-19 que permitem que que você obtenha o preço de forma rápida e precisa. Utilize isso a seu favor.